De Gameleira à Cristianópolis; cinco curiosidades sobre a famosa terra de Marília Mendonça

Atualizada em 23/06/2023 - 15:35

Foto: Portal GO 020

O município de Cristianópolis completa nesta sexta-feira (23), 70 anos de emancipação política. Em sete décadas, a pequena cidade de pouco mais de 3 mil habitantes coleciona histórias, curiosidades e já foi notícia internacional. Para comemorar o aniversário da cidade, o Portal GO 020 separou cinco curiosidades sobre a cidade que você talvez nem conhecia.

1. Cristianópolis viveu dois lutos nacionais em menos de cinco dias

Foto: Divulgação | Internet

Em apenas uma semana, a cidade perdeu dois de seus maiores filhos ilustres: a cantora Marília Mendonça e o ex-governador Iris Rezende Machado. Marília morreu vítima de um acidente aéreo em 5 de novembro de 2021. Iris faleceu no dia 9 de novembro, após sofrer um AVC. Os dois eram nascidos em Cristianópolis. Hoje o Hospital Municipal carrega o nome de Marília e um bairro planejado terá, em breve, o nome de Iris.

2. Cristianópolis nasceu do reduto evangélico

Foto: Cidades IBGE

Uma das únicas cidades do interior do Brasil a possuírem em sua Praça Central uma Igreja de denominação evangélica, o município nasceu após doação de terras de missionários cristãos que saíram do Rio de Janeiro em meados de 1905, com destino a Goiás. Segundo o IBGE, mais de 39% da população da cidade, hoje em dia, é evangélica.

3. Cristianópolis não está sozinha no mapa

Foto: Reprodução | Facebook

Apesar do nome 'diferentão', existe outra Cristianópolis no Brasil. É um povoado que fica no município de Santo Antônio do Jacinto, em Minas Gerais, quase na divisa com a Bahia. O distrito pode até ser pequeno no tamanho, mas é enorme na beleza geográfica. Fica a 1,3 mil km da Cristianópolis goiana.

4. Cristianópolis ficou uma década sem nenhum novo cidadão

Em 7 de maio de 2021, nasceu o primeiro bebê naturalizado cristianopolino, após o município ficar mais de 10 anos sem partos. O motivo era a falta de estrutura e leito de maternidade no hospital. Após adequação, a cidade pode receber uma mãe em trabalho de parto que viu seu bebê nascer ali mesmo sem necessidade de deslocamento para Goiânia.

5. Cristianópolis possui uma das melhores posições geográficas do país

Foto: Divulgação | Internet

Cristianópolis possui excelente escoamento logístico entre trevos. Pela GO-020, fica a menos de 90 km da capital de Goiás (Goiânia); pela GO-139, está a pouco mais de 200 km de Brasília e 78 km da principal cidade turística do Estado, Caldas Novas. Também pelo trevo sul, Cristianópolis possui escoamento direto para a maior cidade do país, São Paulo. São 900km de distância. Só pela localização geográfica, o município tem motivos de sobra para se orgulhar. Ela está no chamado 'coração do Brasil'.

Postagem Anterior Próxima Postagem