Cinco lugares em Pires do Rio que merecem ser visitados



O município de Pires do Rio completa nesta segunda-feira (9), 98 anos. Construído para ser um dos principais pontos do entroncamento ferroviário do Brasil, a cidade se desenvolveu nesta base, tanto que, até hoje, possui linha de trem de carga e descarga ativa e o único museu ferroviário de Goiás.

Localizada a 140 km de Goiânia, a cidade tem outras características que merecem a nossa atenção. Por isso, listamos aqui cinco pontos turísticos piresinos que você precisa conhecer ao visitar o lugar.

1 - Museu Ferroviário de Pires do Rio


A gente não poderia começar nosso TOP 5 sem falar do Museu Ferroviário de Pires do Rio. O local é referência para a história goiana, pois retrata boa parte da formação de cidades da chamada “Região da Estrada de Ferro”. 

A ferrovia surgiu do idealismo do piresino, historiador, escritor, poeta e professor, Jacy Siqueira, em 8 de agosto de 1988, que contou com o empenho de Adolvado Fernandes Sampaio, que, na época era o diretor de Patrimônio Histórico e Artístico da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce). 


O Museu foi aberto ao público naquele dia. Hoje, o acervo é composto por dezenas de objetos que pertenceram aos ferroviários, e que contam a história da chegada dos trilhos em Goiás. Fala ainda dos primeiros ferroviários que se fixaram nas terras do Coronel Lino Teixeira Sampaio, local onde hoje está a cidade de Pires do Rio.

Pra você que gosta de história, merece conhecer! A cidade possui ainda a Ponte Epitácio Pessoa que possui muita história. #FicaaDica

Horário de funcionamento:
Segunda-feira à Sexta-feira (07h às 11h – 13h às 17h)
Endereço: R. Francisco R. Naves, 462-568 - Centro, Pires do Rio – GO.
Contato: (64) 3461-5504


2 - Cachoeira do Maratá 


A Cachoeira do Maratá é, sem dúvidas, um dos principais pontos turísticos de Pires do Rio. Ele fica entre os municípios de Pires do Rio, Santa Cruz de Goiás e Caldas Novas. O local é de fácil acesso, porque fica bem perto da GO-309 e a apenas 19 minutos da zona urbana de Pires.


A queda d'água tem mais de 55 metros e proporciona lazer, diversão e muito entretenimento aos visitantes. Prática de esportes radicais são comuns no local. 


3 -  Praça Gaudêncio Rincon (Praça Central)


A Praça Gaudêncio Rincon Segóvia é aquela típica pracinha central de toda cidade do interior. Mas a de Pires do Rio é um charme à parte. Com seu tradicional coreto que já foi palco de eventos políticos e culturais, a Praça Central da cidade reúne diversas pessoas diariamente. A área de convivência da praça é enorme e possui pergolado, arborização, fonte d'água e quiosques de alimentação.


4 - Igreja Sagrado Coração de Jesus


A Paróquia Sagrado Coração de Jesus é uma das igrejas católicas mais conhecidas da região e do Estado de Goiás. Em Pires do Rio, ela fica na Praça São João Bosco e reúne ainda o Colégio Sagrado Coração de Jesus.

A igreja foi construída pelos padres franciscanos em 1944, em um terreno doado à Nossa Senhora da Abadia pela esposa de Lino, D. Rosalina, no final da década de vinte, onde mais tarde surgiram a Igreja Matriz, a casa paroquial e o colégio dos franciscanos. As informações são do inventário turístico de Pires do Rio.


5 - Pista do Lago


Aqui a notícia não é 100% boa. =/ Pires do Rio possui um local para prática de atividades físicas, principalmente caminhada e corrida. Fica entre a Rua Rui Barbosa e Rua Adozinda Ferreira Sampaio, no Setor Santa Teresinha. O local merece atenção do poder público, porque o lago está desativado há muitos anos. Mesmo assim, ainda é frequentado por muitas pessoas que buscam ali um momento de paz e sossego diário.
Postagem Anterior Próxima Postagem