Com dois anos de atraso, Censo começa a fazer entrevistas no país


O Censo Demográfico 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começou oficialmente nesta segunda-feira (1º) em todo o país. O Censo deveria ter sido realizado em 2020, mas precisou ser adiado por vários motivos, entre eles, a pandemia.

"O Censo brasileiro é uma das maiores operações censitárias do mundo, no sentido de visita domiciliar, de você bater de porta em porta e colocar 180 mil recenseadores na rua. O Censo não é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É uma instituição que pertence ao Brasil. O IBGE coordena o Censo, mas é o Censo do Brasil", destacou o diretor de Pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo.

Este é o 13º Censo Demográfico a ser realizado no Brasil. De suma importância, a pesquisa permite conhecer os detalhes de como a população vive, quantas são as pessoas e onde elas estão. "É importante para a sociedade, para o governo, para as empresas públicas e privadas, para os gestores públicos e da iniciativa privada. Se você vai abrir uma empresa em determinado município, precisa conhecer detalhes daquele município", explica Azeredo.


Sobre o Censo

O processo do Censo 2022 será feito 100% de forma digitalizada. Outro ponto importante é que, para a entrevista, o cidadão precisa estar domiciliado. A expectativa é identificar 76 milhões de domicílios particulares, de acordo com o diretor de Pesquisas do IBGE.

Todos os recenseadores do IBGE estarão identificados com boné, colete e crachá. Dentro do crachá há um QR Code que pode ser lido pelo celular. Com isso, o cidadão pode confirmar o nome e a foto do recenseador e verificar se ele pertence ao quadro de servidores do Instituto, garantindo a segurança das pessoas.

[Fonte e foto: Agência Brasil/EBC]
Postagem Anterior Próxima Postagem