Quatro coisas que você não sabe sobre a igreja perdida no meio da GO-020

Foto: Portal GO 020

Que existem ruínas de uma igreja abandonada entre os municípios de Cristianópolis e Bela Vista de Goiás isso todo mundo já sabe. Já foi cenário de gravação de um dos clipes mais famosos do cantor Gusttavo Lima e da Prª Ludmila Ferber, que faleceu em janeiro deste ano. Mas alguns detalhes você não sabe e nós do Portal GO 020 vamos te contar agora.

1. A IGREJA JÁ FEZ PARTE DE UM POVOADO COM 60 CASAS

Antigamente, na década de 1940, a igreja foi erguida por fazendeiros locais. A história conta que ela foi um dos primeiros prédios erguidos para servir de culto ao povoado de Aureliópolis, já que a poucos quilômetros dali, em Cristianópolis, não se aceitavam católicos (segundo pesquisadores). O desaparecimento da vila foi acontecendo aos poucos. Os moradores foram vendendo seus terrenos a fazendeiros locais e a igreja ficou abandonada. Atualmente, ela está localizada na Fazenda Campo Alegre, município de Bela Vista de Goiás.

2. NA IGREJA JÁ FORAM GRAVADOS TRÊS CLIPES MUSICAIS

Foto: Instagram Gusttavo Lima

Cenário romântico para alguns e macabro para outros, as ruínas do Patrimônio da Pirraça, de fato chamam a atenção de todos. No local, a cantora Prª Ludmila Ferber gravou o clipe da música Um Novo Começo, um de seus últimos singles antes de falecer em janeiro de 2022, vítima de um câncer. Também ali, o cantor sertanejo Gusttavo Lima gravou o clipe de Saudade Sua, single lançado em maio de 2020, durante a pandemia. Também neste local, a banda goiana Two Wolves gravou o clipe de The Wander (O Passeio), em 2018.

3. O LOCAL ABRIGA UM CEMITÉRIO QUE AINDA ESTÁ ATIVO

Foto: Fábio Silvestre

Como na região existiu um pequeno povoado, também há ali um minúsculo cemitério que hoje está abandonado. O local possui sepulturas inspiradas nos estilos neoclássico, neogótico e art déco. No entanto, são raríssimos os túmulos com lápides (placas de memórias) que ainda estão visíveis. O cemitério está cercado de pasto e árvores do cerrado.

4. A IGREJA PODE DESABAR A QUALQUER MOMENTO

Por estar abandonada, as ruínas e madeiras que sustentam as paredes de tijolo de barro da igreja, já estão se acabando. Mais de 40% do prédio da igreja e 100% do telhado já caíram e se deterioram com o tempo. Existem projetos da Igreja Católica e da Prefeitura de Bela Vista de Goiás que pedem a restauração completa do Patrimônio da Pirraça, mas que não avançaram.

Foto: Fábio Silvestre

--
Pesquisa: Redação Portal GO 020
Postagem Anterior Próxima Postagem