A igreja abandonada em Cristianópolis que deixa qualquer um de cabelo em pé


Localizado na divisa dos municípios de Cristianópolis e Bela Vista de Goiás está o Patrimônio da Pirraça, as ruínas de uma igreja que fazem parte de uma história que, praticamente todo mundo que é da região, já conhece.

O templo foi construído nas primeiras décadas do século passado. Naquela época a disputa de terras e a rivalidade entre católicos e evangélicos eram grandes, daí o nome 'Pirraça'. Enquanto a cidadezinha de Cristianópolis crescia a 6km dali em torno da Igreja Cristã Evangélica, o povoado de Aureliópolis também ia tomando forma ao redor do templo católico.

Foto: Nádia Ribeiro

Segundo informações retiradas de estudos na região, o local chegou a ter cerca de 60 casas, uma vendinha e um cemitério, mas a briga era tanta que mortes e assassinatos fizeram o povo ir embora e a comunidade acabou. Sobraram apenas o cemitério abandonado e os restos da igreja que, mesmo com a belíssima arquitetura, se perde no tempo. O local, no entanto, é cenário perfeito para fotos e filmagens de casamento, além de inspiração temática para fotógrafos profissionais.

As imagens dos santos que davam nome à capela (São Sebastião e Santa Terezinha) foram recuperadas e doadas para munícipes da região. O sino foi entregue para a a comunidade católica de Bela Vista de Goiás, mesmo município onde está situada a igreja.

Confira sessão de fotos realizada pelo fotógrafo Fabian Silvestre Gonçalves:







__
Originalmente publicada na Folha de Cristianópolis
Postagem Anterior Próxima Postagem