Com tradição e muita história, Pires do Rio completa 98 anos


Pires do Rio completa nesta segunda-feira (9), 98 anos. E resolvemos contar um pouco da história desse município importantíssimo para o Estado de Goiás. Então, senta que lá vem história! 

Tudo começou quando, lá em 1922, Pires do Rio foi fundada à margem da ferrovia. O nome foi escolhido em homenagem ao Ministro da Viação e Obras Públicas do Governo Epitáfio Pessoa, José Pires do Rio, que havia feito uma visita ao município em agosto de 1921 para inspecionar obras. 

Estação Ferroviária de Pires do Rio 
Foto: Daniel T. Marques

Com população estimada de 31,6 mil piresinos, como são chamados os moradores, Pires do Rio foi a primeira cidade a ser planejada em Goiás, muito antes de Brasília ou a capital, Goiânia. A cidade nasceu com a construção do entroncamento ferroviário que ligou a Ferrovia Centro Atlântica (FCA) ao porto de Santos em São Paulo, por isso é conhecida com a Região da Estrada de Ferro. Com o surgimento do município, famílias de Santa Cruz, Orizona, antigo Campo Formoso, e outros locais se instalaram no local. 

Pires do Rio também é conhecida por ser uma das cidades mais frias de Goiás, com registros até de geadas. A economia local está baseada na agricultura, pecuária e avicultura, destacando a produção de soja, milho arroz, feijão e as criações de bovinos, aves e suínos. 

Patrimônio Cultural e Histórico de Goiás

Localizada a 140 km de Goiânia, a cidade possui o único museu ferroviário do estado de Goiás, e o quinto do gênero em todo o Brasil. Fundado em 1989, o museu está localizado no prédio de uma antiga oficina mecânica para locomotivas que percorriam a estrada de ferro de Goiás. Patrimônio Cultural e Histórico de Goiás, o museu abriga duas locomotivas antigas e um acervo de materiais ligados à história da ferrovia na região central do Brasil. 

Museu Ferroviário de Pires do Rio
Foto: Daniel T. Marques

A ponte Epitácio Pessoa, sobre o Rio Corumbá, entre os municípios de Pires do Rio e Urutaí, foi importada da Europa e Estados Unidos possuindo características arquitetônicas da época. Tempos depois foi substituída por uma ponte de concreto, mas, a ponte de ferro ainda continua no local original. Apesar de ter sido tombada como Patrimônio cultural e histórico de Goiás, hoje a ponte encontra abandonada, embora firme e resistente às marcas do tempo. 

Ponte Epitácio Pessoa
Foto: Daniel T. Marques

Festas 

Com certeza um dos traços mais marcantes da cultura de Pires do Rio são as festas populares que acontecem todos os anos, durante o ano inteiro. E não podemos deixar de destacar as festas religiosas mais famosas da cidade. 

Matriz Sagrado Coração de Jesus
Foto: Enquanto Isso em Pires do Rio

Folia de Reis: foi introduzida em Pires do Rio há oitenta anos, onde os peregrinos iniciam sua caminhada no dia 25 de dezembro, andando por toda a cidade com uma bandeira. No dia 6 de janeiro, Dia de Reis, entregam a bandeira. 

Festa Junina: Em junho mastros são ornados por todo o município. A festa mais importante ocorre no dia 13 de junho, dia de Santo Antônio de Pádua, padroeiro da cidade, também conhecida como festa do Colégio Sagrado Coração de Jesus (Sagradão) por ser realizada no pátio desta escola que é administrada pelos padres franciscanos. 

Festa de São Sebastião do Maratá: a festa que, segundo o calendário eclesiástico, deveria ocorrer em 20 de janeiro, em Pires do Rio acontece na Lua Cheia de Julho. Uma explicação para isso é que o período chuvoso impedia sua realização no início do ano. 

Festa de Nossa Senhora D'Abadia: Ocorre em agosto, no Morro do Cruzeiro. 

Festa de Nossa Senhora do Rosário: o maior evento Cultural do município. Ocorre em outubro, em que grupos de Moçambiqueiros, Vilões, Catupés, Congados e Penachos juntam-se ao terno de Pires do Rio para celebrar o final do ciclo do Rosário, quando os referidos prestam reverência a um reinado negro que conduz a coroa e dá poder a um organizador para os festejos do ano seguinte. 

Festa de São Francisco de Assis: ocorre em meio a Avenida Boiadeiro, em frente à Igreja de São Francisco de Assis em setembro. 

E assim Pires do Rio, quase centenária construiu e ainda faz muita história. Parabéns a todos os moradores de Pires do Rio. São os votos da equipe Portal GO-020.
Postagem Anterior Próxima Postagem