A prefeitura de Bela Vista de Goiás iniciou a substituição dos antigos "bloquetes de cimento" por pavimentação asfáltica em mais ruas e avenidas da cidade que ainda possuem o concreto. A prefeita Nárcia Kelly (PP) brincou com a ação posando ao lado da estátua de Geraldinho Nogueira, saudoso contador de causos nascido na cidade, com um concreto na mão, pra contar a novidade.
"O povo falava que isso aqui era patrimônio histórico cultural e o IPHAN não deixaria tirar. Estive em Brasília, levei um bloquete desse e o Geraldinho vai ser testemunha que essa obra vai acontecer. Logo, logo, asfalto pra todos", afirmou a prefeita. A retirada começou pela Avenida Senador Pedro Ludovico, onde está instalada a estátua de Geraldinho Nogueira. Há dois anos, a Rua Alan Kardec, recebeu asfalto.
A medida é polêmica porque alguns moradores mais antigos acreditam que o concreto sextavado, conhecido como 'bloquete', é considerado patrimônio histórico, o que foi desconsiderado pela prefeita em sua fala. "A retirada dos bloquetes não é causo do Geraldinho Nogueira, é compromisso que nossa gestão assumiu e está cumprindo". O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), por sua vez, não possui informação considerando o item patrimônio histórico e/ou cultural.
A prefeitura esclareceu que a retirada do concreto seguirá um projeto elaborado para evitar futuros problemas de drenagem. "Além de uma nova pavimentação também serão feitas galerias pluviais para melhorar o escoamento da água durante o período chuvoso. "Isso não é patrimônio histórico e sim um problema histórico, pensa num cadeirante tendo que se locomover em cima disso", agradeceu a moradora Ronildes Moreira.