Retirada do Semiaberto da região do Parque Industrial Vice-presidente José Alencar, em Aparecida, também foi assunto tratado em reunião entre prefeitura e governo do Estado.
A via que precisa ser duplicada e pavimentada possui cerca de 5 km e está localizada em uma região conhecida como "Vale das Pombas", no Setor Buenos Aires. Do local até a rodovia estadual são mais 10 km já pavimentados, que passam pela 'Estrada Velha de Bela Vista', na região das pedreiras, até o Jardim Barcelona, em Bela Vista. Este último trecho já foi duplicado na gestão da prefeita Nárcia Kelly (PP).
A reunião aconteceu na sede da Cidade Administrativa Maguito Vilela, em Aparecida, e também tratou da implantação do Complexo Metropolitano Empresarial, um novo polo industrial da cidade que prevê a chegada de dezenas de empresas. Ele fica próximo ao Parque Industrial Vice-presidente José Alencar e à Colônia Agroindustrial de Regime Semiaberto. O semiaberto será transferido para as proximidades do Complexo Prisional, conforme já definido nas primeiras reuniões institucionais entre a prefeitura e o governo do estado.
Estamos felizes em receber a equipe técnica do governo e também o secretário Pedro Sales, que pela primeira vez participa de uma reunião aqui na prefeitura. O município se coloca à disposição para avançarmos neste projeto que vai atrair grandes empresas e também gerar muito emprego e renda para nossa população.
"Já avançamos desde quando foi definido que o polo seria implantado. Agora, estamos adequando situações técnicas para que possamos iniciar e concluir o projeto", enfatizou o prefeito Vilmar. O deslocamento do Semiaberto é uma reivindicação antiga da administração municipal. No início do ano, o prefeito reiterou ao governador Ronaldo Caiado (UB) que a unidade impede a chegada de novos investidores e também causa insegurança aos empresários já instalados na região leste da cidade.
De acordo com o secretário estadual de Infraestrutura, Pedro Sales, é positiva a avaliação sobre o processo de desativação do Semiaberto e consequentemente a implementação do polo. "Saio muito otimista desta reunião e digo à população de Aparecida que falta muito pouco para desativarmos o Semiaberto. Ele também falou sobre a implantação da nova via que liga o cemitério à GO-020. "Vamos levar estas questões ao conhecimento do governador e discutir a viabilidade de execução dos dois projetos".
Novo polo
Técnicos do município e do governo estadual discutiram detalhes de como será feita a transferência [do semiaberto] e se parte do prédio da unidade prisional poderá ser reaproveitada como base de apoio ao canteiro de obras para construção do empreendimento. A implantação do polo será feita pela Companhia de Desenvolvimento Econômico do Estado de Goiás (Codego). O órgão vai lotear o terreno e definir os incentivos para instalação das empresas.
O projeto prevê que as empresas sejam instaladas em 359 lotes de diferentes tamanhos. Os empreendedores, conforme a Codego, deverão comprovar capacidade de investimento e projetar a quantidade de empregos que serão gerados para então receber subsídios públicos. Uma das preocupações da proposta e coibir a especulação imobiliária. Os empreendedores deverão construir em ao menos 33% do respectivo lote e ainda obedecer aos prazos regimentais para iniciar a construção de seus prédios. Cerca de 80 empresas já manifestaram interesse no projeto.
Fonte: Prefeitura de Aparecida