Senador Canedo cria primeira coordenadoria de acessibilidade e inclusão de Goiás


O município de Senador Canedo, na região metropolitana de Goiânia, criou nesta segunda-feira (23) uma coordenadoria exclusiva para elaboração de políticas públicas, ações, eventos e projetos para pessoas com deficiência. Primeira no estado de Goiás, segundo a prefeitura, a Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência atuará dentro da Secretaria de Assuntos Comunitários (Semac).

"Atuei durante 20 anos como fisioterapeuta aqui no município e sempre fiz questão de dar uma atenção especial para esse segmento porque eles nos inspiram pela força e determinação. Agora, na condição de prefeito, fiz questão de dar esse retorno criando essa coordenadoria para as pessoas com deficiência. Algo inédito no Estado", assegura o prefeito Fernando Pellozo.

Atualmente, de acordo com a prefeitura, existem cerca de 10 mil pessoas com mobilidade reduzida em Senador Canedo. A nova coordenadoria vai auxiliar na melhoria da mobilidade urbana, inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, entre outras ações sociais. "A gente pretende entender quais são as demandas e as necessidades e vamos trabalhar em cima disso para levar melhorias e qualidade de vida para a pessoa com deficiência", explica a coordenadora, Adriana Alves.


A presidente da Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás (ADFEGO), Maria Clara de Carvalho, elogiou a criação da coordenadora que vai facilitar as políticas públicas de acessibilidade. "Estou no segmento há mais de 28 anos e isso é inédito e fantástico. Muitas coisas boas com certeza vão surgir. Senador Canedo será referência no Brasil com a criação dessa coordenação".

A secretária de Assuntos Comunitários, pasta em que a nova coordenadoria está vinculada, Vanilda Cardoso disse que a gestão tem uma atenção especial a favor das pessoas com deficiência, cedendo, inclusive, o terreno para a construção da Associação dos Deficientes de Senador Canedo (ADESC). " temos várias atividades e programações direcionadas a essa classe. Eles estão construindo a sede e nós demos o apoio cedendo o terreno", detalha.

Fonte: Secom Senador Canedo | Fotos: Vitória Carvalho
Postagem Anterior Próxima Postagem