Eleições 2020: o que você precisa saber antes de votar

Foto: Nelson Jr./TSE

Você já está preparado para o primeiro turno das eleições municipais? Está por dentro de todas as orientações para votar com segurança? Se ainda não souber de todas as informações, não se preocupe porque a gente separou um guia com dicas super importantes para este momento. 
 
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) as seções eleitorais serão demarcadas no chão para delimitar um distanciamento mínimo de um metro nas filas, para evitar o contato físico durante a votação. 

Dentro da sala de votação, o eleitor deve respeitar a marcação e manter-se a um metro de distancia do mesário, e levar a sua própria caneta para registrar sua assinatura no local de votação. Mas, para quem esquecer haverá canetas extras devidamente higienizadas nas seções.

Vale ressaltar que o uso de máscara é obrigatório, e quem desrespeitar essa norma será impedido de entrar no local. Os eleitores também deverão higienizar as mãos com álcool em gel antes e depois de votar. 

As regras irão valer para todo o país, no primeiro e segundo turno (15 e 29 de novembro). As zonas eleitorais devem ficar abertas de 7h às 17h. As três primeiras horas serão preferencialmente as pessoas com mais de 60 anos. Neste ano a biometria não será adotada, a fim de evitar o contato com equipamentos compartilhados. 

Outra medida adotada como prevenção à COVID-19, foi a criação do e-Titulo. Segundo o TSE é um aplicativo de celular que gera uma via digital do título de eleitor que permite ao eleitor acessar suas informações a respeito do documento. No aplicativo é possível conferir a situação eleitoral, o local de votação, além de consultar débitos e emitir multas. 

O tribunal também recomenda que quem apresentar febre ou tiver sido diagnosticado com coronavírus 14 dias antes não deve participar das eleições. Nesse caso o eleitor deve justificar a ausência ou informar informar que deixou de votar por questões de saúde. A justificativa também pode ser feita por meio do e-Titulo. 

Confira o passo a passo que o TSE elaborou para o eleitor: 
  • Entre na seção eleitoral e fique na frente da mesa;
  • Mostre seu documento oficial com foto em direção ao mesário;
  • Após o mesário ler em voz alta o seu nome, confirme que é você;
  • Guarde o documento;
  • Limpe as mãos com álcool em gel;
  • Assine o caderno de votação;
  • Se precisar do comprovante de votação, solicite ao mesário;
  • Quando a urna for liberada, dirija-se à cabine de votação;
  • Digite os números dos candidatos;
  • Na saída, limpe as mãos com o álcool em gel novamente.

--
Com informações de Justiça Eleitoral. 

Postagem Anterior Próxima Postagem