Publicidade 728x90

Alunos da rede municipal de Aparecida de Goiânia aprenderão robótica


De forma inédita, a prefeitura de Aparecida anunciou que os alunos da rede municipal de educação começarão a aprender Robótica na sala de aula. O convênio foi firmado entre a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) e o SESI Aparecida.

O convênio prevê que técnicos de inovação e tecnologias educacionais do município recebam capacitação e formação em robótica. A partir daí, o objetivo é qualificar os educadores para que ensinem a temática para alunos da rede municipal. A iniciativa é uma das ações previstas no programa Cidade Inteligente que é desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Os alunos da Escola Municipal Francisco Rafael Campos, no Conjunto Planície, serão os primeiros a receber ensinamentos sobre a matéria. Para isso, o Sesi apadrinhará a unidade de ensino, fornecendo os kits de robótica bem como o acompanhamento do desenvolvimento das habilidades dos alunos.

A parceria prevê ainda que outras 20 unidades de ensino receberão o projeto. “Através da robótica nossos estudantes desenvolverão habilidades importantes para o desempenho escolar”, aponta a Secretaria de Educação e Cultura, Valéria Pettersen.

A robótica é a atividade que consiste no estudo, planejamento e elaboração de projetos relacionados a robôs de todos os tipos. Embora pareça ser uma atividade muito elaborada e restrita para especialistas, ela também pode ser aplicada na no dia a dia das escolas em sua versão educacional. 

“Esse projeto possibilitará a toda rede de ensino metodologias que levem em conta o uso de ferramentas tecnológicas que facilite o aprendizado dos alunos”, destaca o superintendente de inovação e tecnologias educacionais do município, Luciano Fernandes.