"2024 nos reserva novas conquistas", celebra prefeito Gilmar no aniversário de São Miguel

São Miguel do Passa Quatro celebra nesta terça-feira (09/01), 36 anos de emancipação política. Antigo distrito de Silvânia, o município "criou forma" nos últimos anos, se desenvolveu e conquistou sua independência política e administrativa. Segundo o último Censo, São Miguel tem atualmente cerca de 4,4 mil habitantes e é o 14º maior município da sua região geográfica.

A taxa de escolarização do município está entre as mais altas do estado com 98,1% dos jovens entre seis e 14 anos de idade alfabetizados, figurando na 93ª posição em Goiás. "Juntos, unidos vamos fazer história neste ano e deixar nossa marca na história deste município", celebra o atual prefeito da cidade, Gilmar Pereira (UB), gestor que tem mudado a história de São Miguel.

"São 36 anos de uma história que se ergue sobre os ombros daqueles que moldaram nossa cidade desde o início. Hoje, agradecemos a cada pessoa que ajudou a escrever essa história, desde os pioneiros até os dias de hoje", destaca o gestor. "A gente é muito feliz em poder estar aqui celebrando esse aniversário", relata a primeira-dama, Teresinha de Jesus.

História

O primeiro marco para o surgimento da povoação de São Miguel do Passa Quatro foi um cemitério, em meados de 1915. Segundo informações de moradores locais, ele foi construído para sepultar os habitantes das fazendas Passa Quatro, Água Vermelha, Aborrecido e outras próximas, face à enorme distância entre aquela localidade e a cidade de Bonfim, ou mesmo a Cristianópolis, e à ineficiência dos meios de transporte.

Por volta de 1928, com o cemitério totalmente construído, começaram a surgiu as primeiras casas em volta do local. Os fazendeiros das redondezas decidiram levantar ali uma povoação em louvor a São Miguel Arcanjo. A referência que se dava à povoação já era o Rio Passa Quatro, razão pela qual, com o uso, o povoado passou a ser denominado pelo povo como São Miguel do Passa Quatro. São Miguel foi elevado a município em 1988, quando foi desmembrado de Silvânia.

Postagem Anterior Próxima Postagem