Mutirão das mil casas eternizado por Iris Rezende Machado completa 40 anos

No dia em que Iris Rezende é homenageado em sua cidade natal com 50 casas populares entregues a custo zero para moradores de baixa renda, em um conjunto habitacional que leva o seu nome, não por acaso, o mutirão organizado por ele e que construiu 1.000 casas em um dia, em Goiânia, completa nesta segunda-feira (16/10), 40 anos. O mutirão eternizado por Iris entrou para o livro dos recordes na época e, atualmente, é modelo de ação social e beneficente em cidades do país inteiro.

Filha de Iris, Ana Paula Rezende, lembrou o mutirão nas redes sociais. Segundo ela, o fato ficou conhecido como o maior mutirão do mundo, um termo que passou a ser usado a partir dali. "Iris convocou e cerca de 20 mil pessoas se apresentaram para construir mil casas em um único dia. Nascia em 16/10/83 a Vila Mutirão, hoje um próspero bairro da região Noroeste de Goiânia", destacou.

Modelo para outras cidades

O ex-prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, reiterou que levou o mutirão para a cidade por inspiração política do ex-governador Iris Rezende. "Ao criar uma ação deste porte, ele deixou um legado de transformação de vidas e impactando gerações, não só ali na Vila Mutirão, mas em várias cidades. Até hoje o mutirão de Aparecida existe, buscando levar a prefeitura pra mais perto das pessoas".

O atual prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano (MDB), também destacou que a história de Iris vive nos mutirões da cidade. "Aqui em Aparecida, a história de Iris vive nos mutirões e principalmente em suas realizações como governador, senador, deputado estadual, que ajudou a emancipar a nossa cidade [...] Em Aparecida, todos os meses, desde o início do ano, lembramos do maior líder político que Goiás já viu atuar, promovendo o Mutirão de Aparecida.

Foto: Reprodução/Instagram

Postagem Anterior Próxima Postagem