Em um forte discurso na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), na manhã desta quarta-feira (13/09), a prefeita de Bela Vista de Goiás, Nárcia Kelly (PP), saiu em defesa dos pequenos municípios e foi o grande destaque do evento que reuniu mais de 200 prefeitos goianos. Os gestores reivindicam queda na arrecadação, principalmente dos pequenos municípios em paralisação conjunta proposta pela Federação Goiana dos Municípios (FGM) e Agencia Goiana dos Municípios (AGM).
"A diminuição da alíquota do ICMS e a queda na arrecadação têm impactado nossas finanças, mas estamos unidos em busca de soluções. Ao lado de outros prefeitos, solicitamos o apoio do governo, pois acreditamos que a parceria entre municípios e a esfera estatal é crucial para superar esse desafio. Além disso, estamos pressionando pelo ajuste dos programas federais e pelo pagamento dos débitos acumulados. Não podemos mais permitir que nossas cidades enfrentem a escassez de recursos. Estamos comprometidos em defender os interesses de nossas cidades e de seus cidadãos", ressaltou a prefeita.
Entenda o que os prefeitos reivindicam
De acordo com a AGM, 65% dos municípios goianos ficaram no vermelho no primeiro semestre desse ano. Como solução os municípios apresentam seis reivindicações básicas e, dentre elas, estão o aumento da participação do FPM, redução da alíquota patronal do INSS para os municípios menores, atualização dos programas federais defasados, ampliação da Reforma da Previdência para os Municípios, dentre outras. Para chamar a atenção de autoridades e da população, mais de 200 prefeituras goianas fecharam as portas nesta quarta-feira (13/09).
Segundo o presidente da Associação Goiana dos Municípios (AGM), Carlão da Fox, a atual situação é insustentável, tendo como mais prejudicados os municípios de pequeno porte. "A manifestação tem por objetivo fazer um alerta as autoridades e informar e conscientizar a população para tudo que está acontecendo. Pois no final ela será a mais prejudicada".
Assista a íntegra do discurso da prefeita Nárcia Kelly na Alego: