Padre Luiz, pároco de Bela Vista de Goiás, recebe transplante de rins nesta sexta (29)


O padre Luiz Fernando Nascimento, administrador da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Bela Vista de Goiás, receberá um transplante de rim nesta sexta-feira (29/09). O gesto de amor vem de seu irmão Paulo Cezar Nascimento, que se dispôs a ser seu doador. O pároco já está internado no Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG) onde fará o transplante na tarde desta sexta.

"O rim vem de um irmão que me ama e que eu amo muito. Somos uma família muito unida. Meu irmão está recebendo muitas orações por esta atitude, entre os seis que se dispuseram, ele foi o único compatível. Somos 15, atualmente 13 vivos. [...] Paulo é casado e já é vovô, não bebe, não fuma. O sangue dele foi compatível e o médico ficou encantado com a saúde dele", relatou o sacerdote.

Padre Luiz Fernando contou como se sentiu quando soube do comprometimento do seu rim. "A notícia que eu teria que fazer hemodiálise me deixou paralisado. Logo me veio o pensamento: quantos anos vou ter que enfrentar? Sair de Bela Vista e ir para Goiânia três vezes por semana e ficar quatro horas em uma máquina seria um transtorno na minha vida. Fui assimilando a ideia que com o transplante não seria necessário fazer a hemodiálise. A compatibilidade do meu irmão é uma alegria. Não estou ansioso, conversei com o Bispo e estou sereno e tranquilo".

De acordo com o médico nefrologista Antônio Eustáquio Vieira Júnior, que acompanha o padre há sete anos, no início do atendimento assistencial com o padre Luiz foi diagnosticado a insuficiência renal, porém relativamente controlada. "Por conta da obesidade, ele foi submetido a cirurgia bariátrica com sucesso e perdeu mais de 40 quilos. Há cerca de um ano teve piora considerável na função renal e por meio de uma biópsia, foi descoberta uma nefropatia causada pelo diabetes em estado avançado", explicou.

O médico disse que, a partir daí iniciou uma dieta restrita na tentativa de adiar a hemodiálise, mas chegou num ponto que o funcionamento dos rins ficou abaixo dos 10%. O médico relatou ainda que a primeira sessão de hemodiálise foi realizada nesta quinta (27) e outra está prevista para sexta, já como preparação para o transplante. "As expectativas são as melhores possíveis e a ideia é que ele saia da internação com função renal normal e possa seguir seu ministério".

Setembro verde

Setembro Verde promove uma série de ações para conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. O Hospital Estadual Alberto Rassi - HGG, local onde o padre fará o procedimento, retomou o transplante de rins intervivos em 2021 e desde a implantação do Serviço de Transplantes Renais, em 2017, a unidade de saúde já realizou mais de 826 cirurgias, sendo a única da Rede Estadual de Saúde a realizar o procedimento em Goiás. 

Com informações do HGG
Postagem Anterior Próxima Postagem