Com evento em Goiânia e Aparecida, Taça das Favelas define grupos no feminino e masculino


A Central Única das Favelas (CUFA-GO) lançou na noite desta segunda-feira (11/09) a edição 2023 da Taça das Favelas. A competição que é reconhecida em todo o país e serve como uma oportunidade para a juventude das periferias mostrarem seu talento e paixão pelo futebol, será realizada em Aparecida e Goiânia.

Ao longo de três meses, o torneio oferece uma estrutura profissional, proporcionando visibilidade aos jovens atletas que muitas vezes não têm acesso a competições estruturadas. Além disso, a Taça das Favelas serve como vitrine para olheiros de times profissionais.

"O torneio visa dar protagonismo, pertencimento e gerar oportunidade de inclusão para moradores de periferia. Eles vivem a experiência de um campeonato feito exatamente igual a um profissional", explicou o Presidente da CUFA, Breno Cardoso.

O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela participou do lançamento da Taça das Favelas 2023. Segundo ele, a prática esportiva é um instrumento fundamental para garantir a cidadania e desenvolver habilidades sociais para juventude. "Queremos fazer de Goiás o Estado dos esportes", enfatizou o vice-governador.

"Muitos jovens sonham em se tornar grandes jogadores. E esses ídolos, tradicionalmente, saem de comunidades carentes, da periferia e de clubes amadores. Acho que essa competição dá oportunidade para muitos apresentarem suas habilidades, serem descobertos e, consequentemente, transformarem suas vidas."

Daniel Vilela destacou ainda que o governo tem compromisso com o esporte e a inclusão social por meio de várias iniciativas. Ele lembrou o programa “Construindo Campeões”,  “Pró-Atleta” e os Jogos Abertos de Goiás. O apoio do Governo de Goiás para realização da Taça das Favelas 2023 se soma a todas essas ações em andamento, fortalece o cenário esportivo e inspira jovens talentos.

“O Estado compreende que o esporte consegue, de uma forma escalada, fazer com que muitos jovens constituam um espírito de determinação e de responsabilidade. Por isso há um olhar atento e total apoio ao que favorece a prática esportiva,” afirmou Daniel Vilela.

Um exemplo inspirador para os jovens que disputam a Taça das Favelas é o de José Efessoney, que participou da competição no ano passado e agora integra o elenco sub-20 do Goiás Esporte Clube. Nacionalmente, também temos casos de sucesso, como o zagueiro e capitão do Vila Nova, Rafael Donato, o jovem atacante Ronald Barcelos do Grêmio e o meia Patrick de Paula, atualmente no Botafogo, todos ex-participantes deste torneio.

A Taça das Favelas também contempla a disputa feminina, com mais de 30 equipes participando. Reconhecendo o crescente interesse pelo futebol feminino no Brasil, a competição oferece às meninas uma plataforma competitiva e visibilidade para demonstrar seu talento. “Para essa edição são 35 equipes femininas. É uma marca muito grande, se tratando de futebol de campo”, disso Breno Cardoso.

O lançamento oficial da Taça das Favelas 2023 também contou com show do MC Menor. O evento ainda reuniu apoiadores do projeto, personalidades esportivas e autoridades do estado, proporcionando uma celebração cultural e esportiva.

Fonte: Governo de Goiás | Foto: André Costa
Postagem Anterior Próxima Postagem