Senador Canedo e Caldas Novas estão no topo das cidades com maior índice de furto de energia em Goiás


Os municípios goianos de Luziânia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Caldas Novas são os campeões em registros de furtos de energia identificados pela Equatorial Goiás. Somente nos três primeiros meses deste ano, a companhia inspecionou 70 mil unidades consumidoras, entre residências, comércios e indústrias, com suspeitas de fraudes em todo o Estado. Destas, cerca de 26 mil apresentaram alguma irregularidade e foram regularizadas após inspeção da companhia.

Em Goiás, a distribuidora estima que, essas irregularidades equivalem a 18 Gigawatt-hora (GWh), energia suficiente para abastecer, por exemplo, todo o município de Aragoiânia, que possui mais de 10 mil habitantes, por um ano. A companhia está trabalhando em parceria com a Polícia Civil e realizado ações específicas de combate ao furto. Em Luziânia, por exemplo, foram inspecionadas de janeiro a março deste ano, 14 mil unidades consumidora. Deste total cerca de 5,5 mil apresentaram alguma irregularidade na medição.

O gerente de serviço técnico comercial da Equatorial Goiás, Pabllo Barbosa, explica que além de ser crime, com pena prevista de reclusão e multa, o furto de energia, popularmente conhecido como “gato”, prejudica diretamente a qualidade do fornecimento de energia e põe em risco a segurança da população, podendo causar graves acidentes, principalmente com as pessoas que manipulam a rede elétrica sem a capacitação adequada e os devidos cuidados.

"Além de ser crime, as fraudes e furtos contribuem para elevar o valor da conta de luz para todos os consumidores. Isso ocorre porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reconhece nas tarifas uma parte das chamadas “perdas comerciais”, como são denominados tecnicamente os furtos e as fraudes no jargão do setor elétrico", reforça o gerente comercial.

Em caso de suspeita de falha ou alteração no medidor de energia, o equipamento é retirado para avaliação no Laboratório de Calibração da companhia, que é certificado pelo Inmetro, tem acreditação ISO 17025 e é frequentemente auditado pela Aneel. Nesses casos o cliente pode acompanhar tanto a retirada quanto a análise. Os clientes também podem ajudar a companhia no combate às fraudes e furtos de energia por meio de denúncias na Central de Atendimento da companhia – 0800 062 0196. Não é necessário se identificar.

Fonte: Com informações da Equatorial Goiás
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