Com população 10% menor que a estimada, Ipameri conclama moradores a responderem Censo do IBGE


O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou a prévia da população dos municípios com base nos dados do Censo Demográfico 2022 coletados até o final do ano. Os números aumentam ou diminuem conforme o andamento do Censo. Ipameri é um dos municípios que, até o momento, registrou menos habitantes que a estimativa do IBGE feita há dois anos. Naquela época o número de moradores do município era de 27.365. Segundo a prévia atual, são 24.617 moradores, uma queda de 10%.

Para conscientizar a população, a prefeitura está pedindo à população ipamerina que receba os recenseadores em casa e responda ao Censo. "A necessidade em ter o correto levantamento das informações com o número real de habitantes é de extrema importância para o município, o que proporciona um percentual maior de repasse financeiro do Governo Federal para a cidade de Ipameri", lembra o prefeito Jânio Pacheco (PODE).

Em Ipameri, várias dificuldades implicaram no atraso ou na falta de dados corretos. O maior problema, enfrentado pelos agentes, segundo a prefeitura, é a dificuldade de encontrar pessoas nas casas e a recusa de alguns em responder o questionário seja por fake news ou outros motivos. "A população pode contribuir com o levantamento do Censo. Quem não recebeu a visita do agente recenseador receba-os. Abra as portas de sua residência e responda corretamente o questionário", pede o prefeito.

O IBGE disponibilizou um número gratuito para as pessoas que ainda não responderam ao Censo, agendarem uma visita. O Disque-Censo (137) funciona todos os dias das 8h às 21h30. O Censo é o principal retrato de quem são e como vivem as populações urbanas e rurais do país e serve como um banco de dados que norteia a aplicação de recursos, distribuição de projetos e criação de políticas públicas em todo o território nacional.

Foto: IBGE

Postagem Anterior Próxima Postagem