O município turístico de Caldas Novas, na região da Estrada de Ferro, confirmou o primeiro caso de varíola dos macacos (monkeypox) na tarde desta quarta-feira (31). O caso, 226º em Goiás, está contabilizado no informe epidemiológico divulgado diariamente pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO).
Segundo a prefeitura, o paciente recebeu o diagnóstico por meio de exame laboratorial, após contato com outro caso positivado da cidade de Anicuns. O município não deu detalhes sobre o paciente, apenas que está isolado e em casa. Confira a nota divulgada pelo governo municipal de Caldas Novas:
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica comunica que:
O caso foi descoberto por livre demanda, na qual o paciente procurou uma unidade de saúde do município e que, todos os profissionais da assistência da rede pública e privada estão capacitados a identificar e conduzir os casos suspeitos e confirmados.
Afirma ainda que, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde estão elaborando um plano de enfrentamento municipal da Monkeypox e que tem, por orientação, a não divulgação de informações sobre os pacientes.
Reafirma também, que tem seguido todos os protocolos recomendados pela OMS, Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde (SES).
Respeitosamente, nos colocamos à disposição para quaisquer outros esclarecimentos.