Conheça o Palácio Maguito Vilela; nova sede da Assembleia Legislativa de Goiás


Em um prédio de quase 45 mil m², a nova sede da Assembleia Legislativa de Goiás está pronta e de portas abertas. Em homenagem ao ex-governador Luiz Alberto Maguito Vilela, a Alego se chamará Palácio Maguito Vilela e conta com diversas novidades, entre elas, uma nova galeria com capacidade para recepcionar mais de 200 pessoas, além do novo plenário onde acontecem as sessões.

O Palácio Maguito Vilela tem área total construída de 44.528,71 m² e torna possível à população acompanhar, ainda mais de perto, as atividades desenvolvidas na Casa. A estrutura possui também uma sala dedicada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento. O Palácio fica no Park Lozandes, próximo ao Paço Municipal de Goiânia, na região leste e perto da GO-020.


Além disso, o prédio conta com dois miniplenários, um auditório com capacidade para 600 pessoas, 11 salas de comissões temáticas, cinco salas de reuniões, além de 44 gabinetes para os deputados, seis gabinetes dedicados à Mesa Diretora, Escola do Legislativo, restaurante-escola, lanchonetes, área de atendimento de saúde, departamentos administrativos e presidência.

Outro diferencial da nova Casa é a disponibilidade de estacionamento. Uma das principais reclamações dos visitantes, em relação ao prédio anterior, o Palácio Alfredo Nasser, na Alameda dos Buritis, no Setor Oeste, era quanto à falta de vagas, principalmente para as comitivas do interior do estado. No novo prédio isso foi solucionado com estacionamento de mais de mil vagas.


Primeira Sessão

O Plenário se reunirá, de forma híbrida, a partir das 15h desta quinta-feira (3). Será também a primeira reunião deliberativa do quarto período da 19ª Legislatura e, na prática, abrirá os trabalhos legislativos de 2022. Regimentalmente, a abertura se dá no dia 15 de fevereiro, mas nesse ano, o calendário de retomada das sessões foi alterado em virtude do atraso na entrega da obra da nova sede que só aconteceu agora.

"Sonho realizado"

O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Lissauer Vieira (PSB), recebeu os parlamentares da Casa, na manhã desta quarta-feira (2) para apresentar os gabinetes da nova sede. "Muitos de nós, deputados, não estaremos aqui no futuro. Mas, isso fica como um legado da 19ª Legislatura e de outras que passaram. Todos podem se sentir orgulhosos em compartilhar esse momento. Isso é um sonho realizado, que foi sonhado por muitos", disse.
--
Fonte: Secom Alego | Foto: Maykon Cardoso
Postagem Anterior Próxima Postagem