Em Goiânia, vereadores desistem de dar nome de Iris para Avenida Castelo Branco


Após intensa discussão e mantendo o veto do prefeito Rogério Cruz (Republicanos), a Câmara de Goiânia decidiu não mudou o nome da Avenida Castelo Branco, uma das vias mais importantes do comércio da capital, para homenagear o ex-prefeito Iris Rezende Machado. O veto foi mantido por 24 votos a 8 em votação na Casa Legislativa na manhã desta terça-feira (22).

A homenagem havia sido aprovada na Câmara em dezembro do ano passado, pouco tempo depois da morte de Iris. Na primeira quinzena de janeiro, o prefeito encaminhou à Câmara o veto ao projeto alegando que não havia consentimento dos moradores e que a troca de nome poderia causar transtornos à população e aos comerciantes.

Na sessão que manteve o veto, comerciantes da avenida estiveram presentes nas galerias da Câmara e protestaram em desfavor da homenagem. Os protestos e a falta de consenso para a troca de nome da avenida causou atritos entre os parlamentares. O autor da proposta, Clécio Alves (MDB) chegou a renunciar à liderança da bancada do seu partido porque os colegas emedebistas Anselmo Pereira e Henrique Alves foram favoráveis ao veto.

Clécio Alves (MDB) é autor do projeto de lei que foi derrubado

Além de Clécio, os vereadores Marlon Teixeira (Cidadania) e Aava Santiago (PSDB) defenderam a derrubada do veto por entenderem que o nome Castelo Branco homenageia um integrante do governo ditatorial e portanto, não deveria ser perpetuado na história da cidade e do país. "Ele foi da ditadura militar que atuou cassando o mandato de muitos parlamentares com ações antidemocráticas", disse Aava.

Polêmica

Vereadora Sabrina Garcêz (PSD) propôs que novas obras feitas na cidade como o Anel Viário ou um memorial a ser construído em frente ao Paço Municipal, sejam nominados com o nome do político que faleceu em 8 de novembro de 2021. Com cartazes, manifestantes apoiaram a manutenção do nome que chamaram de "Agrovia Castelo Branco".

A família do ex-prefeito e ex-governador Iris Rezende Machado divulgou uma carta na semana passada pedindo consenso na homenagem. Segundo o texto, "nem Iris, nem Goiânia, merecem que o nobre objetivo de homenageá-lo seja uma corrida de obstáculos". Confira abaixo como votaram os vereadores nesta terça-feira (22).
--
Foto: Fabiano Araújo

Postagem Anterior Próxima Postagem