Sensata, prefeita de Bela Vista reforça cuidado com fake news

Foto: Reprodução/Rede Social


Na manhã desta segunda-feira (19), a prefeita de Bela Vista de Goiás, Nárcia Kelly, alertou aos seus seguidores sobre as fake news. As notícias falsas (tradução de fake news), consiste na distribuição de desinformação ou boatos via meios de comunicação, por exemplo, TV, rádio, jornais impresso e o mais comum, redes sociais.

Esses tipos de notícias são escritas e publicadas com a intenção de enganar, a fim de se obter ganhos financeiros ou políticos. Muitas vezes as notícias chamam atenção pelas suas manchetes sensacionalistas, exageradas ou evidentemente falsas.

Nárcia contou aos seus seguidores que começa seu dia bem informada e sempre atenta as notícias publicadas nos meios de comunicação. "Costumo começar o dia me informando sobre os principais acontecimentos do nosso estado, do nosso país e do mundo. Nesses tempos de fake news, é muito importante a gente ter responsabilidade para não consumir e espalhar notícias falsas por aí", disse.

A prefeita ainda deixou algumas dicas para os seguidores não caírem nas fake news. "1. Desconfie das informações que recebe, sobretudo em redes sociais. Veja, por exemplo, se quem está fazendo a afirmação se identifica, e se é possível comprovar essa identidade; 2. Verifique a informação em sites de checagem, como Fato ou Fake ou Agência Lupa; 3. Verifique se a notícia está em jornais confiáveis; 4. Leia notícias em mais de um lugar; 5. Não compartilhe a notícia se você não tem certeza que é verdadeira", destacou.

Nárcia ainda finalizou a publicação destacando a importância de evitar cometer injustiças e contribuir positivamente com o conhecimento das pessoas ao nosso redor, afinal, conhecimento correto é poder.




Postagem Anterior Próxima Postagem