Conheça Nattane, a professora natural de Palmelo, que se tornou doutora aos 24 anos

Foto: Diomício Gomes / Jornal O Popular

Nattane Luiza da Costa completou 25 anos na última sexta-feira (25 de março). Poderia ser um aniversário comum, se não fosse um outro fato: uma semana antes, aos 24 anos, ela conquistou o título de doutora em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). A história de Nattane foi destaque no Jornal O Popular, desta segunda-feira (29).

Segundo o veículo, Nattane estudou a vida toda em escolas públicas em sua cidade. Ela é natural de Palmelo, na região sudeste do Estado. Depois de se formar no Ensino Médio, aos 16 anos, conquistou uma vaga na Universidade Estadual de Goiás (UFG) - Campus Pires do Rio. Foi ali que ela se graduou em Tecnologia de Redes de Computadores. Atualmente, ela é professora titular do Instituto Federal Goiano (IF Goiano).

"Eu tinha 15 anos e estava no segundo ano do ensino médio. Fui prestar vestibular para treinar", disse em entrevista ao O Popular. Nattane concluiu o mestrado em 2016 e, agora, o doutorado. Ela se dedicou à pesquisa na área de mineração de dados, envolvendo aplicações para a autenticação de vinhos e em setores da saúde, além de estudos teóricos sobre algoritmos de classificação e de seleção de variáveis. 

Ainda de acordo com o jornal, ela já publicou 11 artigos científicos em revistas internacionais e seu nome foi mencionado em mais de 130 citações. Nattane é filha do professor da rede pública de Palmelo Barsanulfo Zaruh da Costa, aposentado, e da comerciante Adriana Luíza Gonçalves da Costa.
Postagem Anterior Próxima Postagem