Prefeitura de Bela Vista de Goiás adquire mil testes rápidos para Coronavírus


A Prefeitura Municipal de Bela Vista de Goiás adquiriu mil testes rápidos para Coronavírus para serem utilizados pela população bela-vistense. A testagem terá início nesta quinta-feira (30) e a estimativa é que cerca de 20 pessoas sejam examinadas diariamente nos próximos meses.

A iniciativa da compra foi definida pela prefeita Nárcia Kelly em reunião do Gabinete Municipal de Prevenção e Combate ao Coronavírus. Por semana, são repassados pela Secretaria Estadual de Saúde apenas dois kits para realizar testes em suspeitos em Bela Vista de Goiás. Com a aquisição da Prefeitura, serão cerca de cem testes por semana, o que assegurará uma melhor dimensão do índice de disseminação do vírus no município.

Os testes possuem 95% de confiabilidade e identificam tanto os infectados pelo coronavírus quanto aqueles que já tiveram a doença, pois detecta também a presença de anti-corpos no organismo. O resultado fica pronto em cerca de meia hora.


A Secretaria Municipal de Saúde definiu a seguinte ordem para a realização dos exames em Bela Vista: casos suspeitos, segundo critérios médicos; pessoas e profissionais da saúde que tiveram contato com paciente confirmado (após sete dias do contato, conforme janela imunológica exigida pelo teste); profissionais da Casa do Idoso Dona Neném Lucindo e Pestalozzi; e também amostras aleatórias de pessoas assintomáticas que trabalham com grande fluxo de pessoas (como caixas de supermercados, bancários...), a serem determinadas pela equipe de Vigilância Epidemiológica.

A prefeita Nárcia Kelly acompanhou a chegada dos testes. “Determinei que não sejam poupados esforços nem recursos financeiros naquilo que se refere ao combate ao coronavírus em Bela Vista de Goiás. Prova disso foram os R$ 600 mil investidos em EPIs para profissionais da saúde e agora os testes rápidos para a população. Tenho certeza de que com responsabilidade e união nós venceremos essa guerra” finalizou a gestora.
--
Fonte e Foto: Secom Bela Vista de Goiás
Postagem Anterior Próxima Postagem