Vigilante é detido suspeito de ter facilitado fuga de detentos em Caldas Novas


Um Vigilante Penitenciário Temporário (VPT), que estava lotado na Unidade Prisional Regional de Caldas Novas, foi preso após ser flagrado repassando celulares, acessórios e porções de drogas aos detentos do presídio, na madrugada deste domingo (19).

De acordo com informações da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), ele também é suspeito de ter facilitado a fuga de dois detentos que cumpriam pena por homicídio. A fuga ocorreu também neste domingo (19). Os fugitivos são Lucas Victor Rezende da Silva e Wanderson Evarista Silva.


O servidor, de 37 anos, foi flagrado através de câmeras de monitoramento no momento em que ele repassou os celulares e a droga. As imagens também comprovam que o vigilante não realizou os procedimentos no momento em que os detentos impetravam fuga.

Analisando as imagens, a direção suspeita que o funcionário realizou remanejamento de detentos sem aviso prévio e determinação de superiores, o que teria facilitado o acesso deles ao espaço externo das celas, deixando-os livres para fugir do presídio.

Ele foi preso e levado à Delegacia de Polícia Civil (PC) do município. A DGAP também abriu procedimentos administrativos internos para apuração das responsabilidades.

Com o servidor, foram apreendidos ainda uma quantia em dinheiro, um cheque, dois celulares, porção de droga, um pedaço de ferro, carregador para eletrônicos e diversas caixas de acessórios para aparelhos móveis.

Leia nota da DGAP:

“Monitoração por meio de câmeras de segurança

Visando o aumento da segurança a Unidade Prisional Regional de Caldas Novas, pertencente à 4ª Coordenação Regional Prisional da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), concluiu nesta semana, a Instalação do videomonitoranento do presídio. A ação foi de suma importância para a prisão do VPT. 

A conclusão da instalação do vídeomonitoramento foi realizada com recursos viabilizados por parceria com o poder judiciário local e a DGAP.

O presídio passa a contar com o auxilio de 31 câmeras no videomotioramento de todos os ambientes do local. As imagens servirão de apoio para as investigações sobre o fato ocorrido”.
--
Fonte: Mais Goiás
Foto: Reprodução
Postagem Anterior Próxima Postagem