Seis nomes carinhosos pra chamar a cidade de Cristianópolis


Tem coisa mais criativa que a cabeça do povo? Tem. A cabeça do povo de Cristianópolis! hahaha. Os moradores/conterrâneos desse pequeno paraíso no coração de Goiás são únicos e sempre têm uma história nova e inusitada pra contar.

Mas, de onde vem? Pra onde vão? Quem são? Hoje no Globo Repórter. Não, pera.

Cristianópolis significa "Cidade de Cristo". O termo foi criado em 1927, devido à maioria dos habitantes serem evangélicos. O nome pegou, mas como é bem extenso, o povo deu aquele jeitinho de criar formas mais práticas pra chamar a cidade. <3

Confira seis nomes carinhosos que o povo deu pra cidade de Cristianópolis:

6 - CRISTIANÓPI

CRIS-TI-A-NÓ-PO-LIS é um nome muito grande, por isso, a gente precisa abreviar na hora da conversa. Todo mundo sabe que "polis" vem do grego [cidade]. Então pra quê isso, né? Vai só Cristianópi mesmo...


5 - CRISTI

Tem ainda a abreviatura mais abreviada de Cristianópi. Cristi, para os íntimos. Muito usada quando a história é longa e o nome da cidade precisa ser repetido diversas vezes. Quem é de Cristi, vai entender a conversa!


4 - CRISTIANÓIS

Esse é muito usado por quem gosta da cidade de coração e quer colocar quem não é daqui no meio. Aí solta um 'nóis', bem goiano arrastado, que é pra se sentir de casa! CRISTIANÓÓIS!!



3 - CRISTICITY

Se brasileiro adora misturar português com inglês, por que a gente seria diferente, né migos? City, significa cidade, em inglês.


2 - GREENVILLE

Cristianópolis não tem nada a ver com a Greenville real oficial americana, mas o nome pegou por um simples motivo: achamos bonito! Tchau. Brigado.



1 - TERRA DO ÍRIS

Essa é clássica!! Em todo o Estado de Goiás, se você falar que é de Cristianópolis, vão te fazer a seguinte pergunta: "Ah.... a terra do Íris Rezende?" E você vai responder: "Siiiim...." Aí todo mundo já vai saber de onde você é. kkk

Postagem Anterior Próxima Postagem