Aparecida será a primeira cidade inteligente do Centro-Oeste


Aparecida de Goiânia será a primeira cidade do Centro-Oeste a fazer uso estratégico da gestão urbana para dar respostas às necessidades sociais e econômicas da sociedade. O Projeto Cidade Inteligente de Aparecida tem como objetivo adotar ações que tornem o município conectado, integrando todas as áreas, a fim de acelerar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida da população.

Embora o tema Cidades Inteligentes, ou Smart Cities como é conhecido mundialmente, esteja no enfoque dos debates globais, no Centro-Oeste apenas 21% dos municípios possuem um plano que aborda o assunto, como em Aparecida. O levantamento, divulgado em maio deste ano, foi realizado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br).

O modelo que está sendo implantado em Aparecida é pioneiro no Brasil e um dos mais completos da América Latina e já recebeu três prêmios, dois internacionais e um nacional. Ele surgiu de um trabalho de pesquisa desenvolvido no Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Mídias Interativas da Universidade Federal do Estado de Goiás (Media Lab/UFG), que é coordenado pelo professor Cleomar Rocha, que também é secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação no município, pasta responsável pela execução do plano.

“O foco atual é na cidade criativa e sustentável, que faz uso da tecnologia em seu processo de planejamento com a participação dos cidadãos. O primeiro passo é tornar Aparecida uma cidade digital para depois elevá-la à Cidade Inteligente”, tem sido o discurso do prefeito Gustavo Mendanha.

O Cities in Motion Index, do IESE Business, Espanha elencou as 10 dimensões que indicam o nível de inteligência de uma cidade: Governança, Administração pública, Planejamento urbano, Tecnologia Meio-ambiente, Conexões internacionais, Coesão social Mobilidade e Transporte, Capital humano e Economia. Diante desses aspectos o Projeto de Cidade Inteligente para Aparecida de Goiânia está arraigado em seis pilares: Cidade Digital, Governança Digital, Cidade Ambiental, Minha Cidade, Cidade Segura e Cidade Empreendedora.

Segundo o secretário Cleomar Rocha, o conceito que está sendo desenvolvido em Aparecida não indica apenas o uso dos dispositivos tecnológicos. “Estamos trabalhando para uma aculturação da população em inteligências sociais. Estamos falando muito mais de uma inteligência em sociabilidade. O objetivo central é o empoderamento do cidadão e a desburocratização dos processos da Prefeitura, a partir dos sistemas de tecnologia”, explicou o professor da UFG.

Sobre o andamento do projeto e o que a sociedade começa a sentir a partir das ações que estão sendo desenvolvidas, Cleomar Rocha esclareceu que 55% do que foi proposto está em andamento. “Já licitamos o Minilab Cidadão, Data Center, Hotspots livres e o Segurança e infraestrutura de rede. Também distribuímos mais de 90 mil kits para TV Digital. Alguns projetos foram concluídos, outros são perenes, mas entendo que essa margem de 55% de tudo iniciado em várias fases de implantação é considerável se pensarmos que estamos nessa fase há pouco mais de um ano e 5 meses”, avaliou.

Essa é a primeira reportagem da série que vai abordar todas as áreas previstas no Projeto Cidade Inteligente de Aparecida de Goiânia. Nas próximas semanas serão apresentados com detalhes todos os tópicos do projeto, iniciando pelo Minha Cidade, que tem como objetivo a instalação de novos abrigos de ônibus, maior acessibilidade e laboratórios para a terceira idade. Você vai conhecer os sub-projetos e a etapa em que cada um deles está na aplicação prática. Para conhecer o projeto que está sendo implantado no município, acesse: Cidade Inteligente Aparecida.

Prêmios Cidade Inteligente Aparecida


Por se tratar de um dos projetos Smart Cities mais completos, o Cidade Inteligente de Aparecida de Goiânia foi premiado três vezes. Dois dos reconhecimentos foram concedidos pelo Instituto Smart City Business America em congressos e exposições de 2017 e 2018. O prêmio reconhece iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida nas cidades.

O projeto também foi premiado pelo Instituto de Inovação e Parque Tecnológico com o certificado Gyntec Awards 2017, que destaca os melhores no campo da inovação. O programa a ser implantado ainda foi apresentado em conferências em vários Estados da Federação e em outros países.

--
Fonte: Secom Aparecida / Foto: Valdir Antunes
Postagem Anterior Próxima Postagem