Motoristas goianos poderão parcelar multas e IPVA a partir deste mês


O governador Marconi Perillo anunciou, na tarde desta quarta-feira, 28, um pacote de benefícios à população goiana, que será viabilizado por meio do Detran-GO. O órgão passará a oferecer, a partir desta quinta-feira, dia 1º de março, curso de reciclagem preventiva para motoristas goianos com habilitação nas categorias C, D, e E, que exerçam atividade remunerada e tenham atingido entre 14 e 19 pontos na carteira.

O Detran também passa a ofertar, a partir do próximo mês, a possibilidade de que as multas de trânsito e tributos de veículos registrados em Goiás sejam parcelados.

Também foram entregues três caminhões de pintura viária, que serão utilizados para intensificar os trabalhos do Goiás Sinalizado. Serão atendidas 153 cidades ao longo de 2018. O investimento na aquisição e adaptação dos caminhões foi de R$ 1,9 milhão. Ao analisar o pacote de benefícios e lembrar que todas as áreas da administração pública têm sido atendidas, afirmou: “Governar requer espírito público e comprometimento. Não é para amador”.

O governador elogiou os servidores do Detran pelo comprometimento com a melhoria e a modernização do órgão e frisou que o maior desafio hoje é reduzir o número de mortes no trânsito. “É preciso garantir cada vez mais segurança a quem transita”, afirmou.

O presidente do Detran, Manoel Xavier Ferreira Filho, afirmou ter aprendido com Marconi que uma das coisas mais honrosas da vida pública é servir bem a população e atender ao maior número de pessoas. “Foi isso que buscamos sempre fazer”, disse, lembrando melhorias que foram operadas no Detran.

Ele citou a descentralização do atendimento para 68 unidades do Vapt Vupt espalhadas pelo Estado; lembrou que Goiás foi o primeiro Estado a implantar a CNH Digital e a categoria E para pessoas com deficiência; destacou a melhoria do atendimento online e as campanhas educativas, entre outras ações. Informou que a Balada Responsável abordou cerca de 15 mil condutores no ano de 2017, dos quais mais de 700 foram autuados. “Quero agradecer ao senhor pelas oportunidades que me foram dadas nos seus governos. Oportunidade de trabalhar e melhorar os serviços do Detran”, declarou.

O presidente do Sinditransporte, Alberto Magno, elogiou a iniciativa do Governo de Goiás de promover a possibilidade de reeducação antes da punição, por meio do curso de reciclagem preventiva. Atualmente, ao acumular 20 ou mais pontos na CNH, o condutor tem o direito de dirigir suspenso por um período que varia de seis meses a um ano. Depois de cumprida a suspensão, passa por um curso de reciclagem, e só depois pode obter novamente a carteira. Com a possibilidade de reciclagem preventiva, o curso é feito antes dos 20 pontos serem alcançados. A pontuação é retirada, mas as multas permanecem.

O curso terá duração de 30 horas-aula. A solicitação pode ser feita em qualquer unidade do Vapt Vupt. Para participar, o motorista deve pagar uma taxa de R$ 116,61. Em relação ao parcelamento das multas, poderá ser efetuado por meio de cartões de crédito. O Detran vai credenciar empresas supervisionadas pelo Banco Central. A portaria que regulamenta o credenciamento será publicada no Diário Oficial do Estado no início de março.

A servidora do Detran, Gilda Mares, agradeceu ao governador pelas melhorias proporcionadas ao órgão, aos servidores e à população durante suas gestões. O vice-governador José Eliton afirmou, em discurso, o compromisso de continuar modernizando e melhorando os serviços do Detran.

Fonte: Goiás Agora

Postagem Anterior Próxima Postagem