Caldas Novas entra em lista de cidades com surto de diarreia em Goiás; casos já passam de 3 mil


O município de Caldas Novas, um dos principais destinos turísticos de Goiás, a capital Goiânia e outras 13 cidades do estado estão com surto de diarreia aguda, informou a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). De acordo com a superintendente em Vigilância de Saúde, Flúvia Amorim, a secretaria monitora os casos da doença e realiza ações de controle do surto.

Inicialmente, a SES informou que 12 cidades estavam em surto. Nesta terça-feira (20/08), os dados foram atualizados e a secretaria acrescentou mais quatro cidades à lista, entre elas, Caldas Novas. Segundo a SES, até o momento, 3.041 casos de diarreia aguda foram notificados. A principal suspeita é de contaminação da água e por rotavírus, a famosa "virose".

"Nas investigações que fizemos, identificamos, nas amostras das pessoas doentes e de água, vírus e bactérias. Em alguns casos foram encontrados rotavírus, que é comum nessa época do ano, bactérias da água, então podem estar acontecendo os dois tipos de contaminação", disse Flúvia.


Segundo a superintendente, no caso da bactéria, use água tratada e, se não tiver, ferva a água, filtre ou use hipoclorito de sódio, o que ajuda a desinfectar a água, além de lavar bem os alimentos. "No caso do vírus, se seu filho está doente, não leva para escola ou creche para evitar a transmissão para os outros", alertou.

Confira a lista dos municípios que estão em surto de diarreia aguda em Goiás:
  1. Campos Belos
  2. Cavalcante
  3. Monte Alegre de Goiás
  4. São Miguel do Araguaia
  5. Nova Crixás
  6. Aruanã
  7. Britânia
  8. Cachoeira Alta
  9. Goiatuba
  10. Caturaí
  11. Caldas Novas
  12. Porangatu
  13. Goiânia
  14. Inhumas
  15. Trindade
  16. Firminópolis

Nota da SES-GO

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás informa que 16 municípios possuem surtos ativos de Doença Diarreica Aguda atualmente, sendo eles Campos Belos, Cavalcante e Monte Alegre, São Miguel do Araguaia, Nova Crixás, Aruanã, Britânia, Cachoeira Alta, Goiatuba, Caturaí, Caldas Novas, Porangatu, Goiânia, Inhumas, Trindade e Firminópolis.

Campos Belos foi o município com o maior número de casos notificados e já começa a apresentar queda de 30,4% nas notificações, na comparação da semana epidemiológica 32 (com 48 notificações) com a semana 31 (110 notificações). No total, 3.041 casos foram notificados nos municípios até o momento. Segundo o monitoramento de doenças diarreicas, é esperado o aumento de casos nos meses de agosto e setembro.

A SES segue monitorando os municípios e auxiliando nas ações de controle. As hipóteses seguem sendo investigadas, com testes em andamento, e as principais são contaminação da água de postos particulares, com presença da bactéria Escherichia coli, e rotavírus. Em relação a cobertura vacinal contra o rotavírus, Goiás registrou para menor de 1 ano de idade 81,13%em 2023 e 80,62% em 2024, no período de janeiro a julho.

Fonte: Com informações da SES-GO e G1 Goiás | Foto: Divulgação 

Postagem Anterior Próxima Postagem