Lançada obra de restauração da Igreja São Sebastião, o famoso Patrimônio da Pirraça

Evento aconteceu nas ruínas do Patrimônio e reuniu centenas de lideranças políticas e religiosas


A tão famosa "Igreja da Pirraça" - ou "Patrimônio da Pirraça" - como é conhecida popularmente, será oficialmente restaurada. As obras foram lançadas nesta segunda-feira (11/09) durante uma missa campal que reuniu os padres Luiz Fernando e Pe. André e representantes da Arquidiocese de Goiânia; prefeita de Bela Vista de Goiás, Nárcia Kelly (PP); de Cristianópolis, Juliana Costa (UB); de São Miguel do Passa Quatro, Gilmar Pereira (UB), superintendente do IPHAN em Goiás, Pedro Wilson; desembargador Walter Lemes e outras lideranças políticas e religiosas da região.

Durante o evento, a prefeita Nárcia Kelly afirmou que a restauração da igreja representa a união de esforços de agentes públicos e privados e integrantes da sociedade civil. Segundo ela, todos terão a oportunidade de reescrever a história do antigo patrimônio que foi marcada por desentendimentos e brigas, mas desta vez pautada na cooperação, na união e na celebração da paz. O prédio fica na zona rural de Bela Vista de Goiás, na divisa com Cristianópolis.

Prefeita Juliana Costa, prefeito Gilmar Pereira e prefeita Nárcia Kelly

Nárcia citou a amizade que tem com a prefeita Juliana para celebrar o momento. "Que a restauração dessa igreja seja um símbolo da fé e da cooperação. Que a nossa amizade que é verdadeira e sincera represente a amizade entre o povo de Bela Vista e de Cristianópolis firmando aqui o compromisso de resgatar as nossas raízes e a nossa história. A cooperação e a união é amiga do amor, da felicidade e da paz", destacou.

Patrimônio da Pirraça

Os escombros da antiga igreja do Patrimônio da Pirraça resiste ao tempo e é datado da década de 1940. O prédio foi erguido por fazendeiros locais que tentavam fundar ali um povoado chamado Aureliópolis contrários aos dogmas cristãs da recente cidadezinha de Cristianópolis, daí o apelido de 'Pirraça'. A história conta que o local não prosperou e foi abandonado com o tempo pelos moradores.


"As imagens dos santos que davam nome à capela (São Sebastião e Santa Terezinha) foram recuperadas e doadas para munícipes da região. O sino foi entregue para a a comunidade católica de Bela Vista de Goiás, mesmo município onde está situada a igreja", explica reportagem do @portalgo020 publicado no ano passado. A matéria completa está disponível no site.

Hoje o local é palco de clipes musicais e cenário de books de casamento. O Patrimônio da Pirraça fica às margens da GO-020, na zona rural e no limite com o município de Cristianópolis e Bela Vista de Goiás. Já gravaram clipe na igreja, nomes famosos como a pastora Ludmila Ferber e o cantor sertanejo Gusttavo Lima.

Da Redação | Foto: Fernando Reis
Postagem Anterior Próxima Postagem