Matrícula na Rede Municipal de Ensino de Aparecida será agora em dezembro


Diferente do que ocorreu em anos anteriores em que as matrículas aconteciam no mês de janeiro, o período de matrícula para os alunos nas escolas e CMEI’s da rede municipal de educação de Aparecida de Goiânia acontecerá ainda neste mês de dezembro. Serão ofertadas para 2020 mais de 10,5 mil novas vagas nas variadas séries escolares.

Para informar sobre a nova data do período de matrícula e também os dados técnicos para efetivação da vaga, a secretária de Educação, Cultura e Turismo de Aparecida, Valéria Pettersen concederá entrevista coletiva nesta quinta-feira, 05 de dezembro, às 8h30, no auditório da secretaria, situada na Rua 04 no Setor Araguaia.

Uma outra novidade para este ano é que, desta vez, a pré-matrícula será totalmente digital pelo site www.aparecida.go.gov.br e pelo aplicativo Matrícula Aparecida que pode ser baixado para Android e IOS. O aplicativo Matrícula Aparecida já está disponível gratuitamente nas lojas virtuais Google Play ou Apple Store.

Entre os dias 9 e 13 de dezembro os interessados em vagas nas escolas para alunos do Ensino Fundamental (1° ao 9° ano) com idades a partir de seis anos, deverão acessar o sistema online para fazer sua pré-matrícula. Após essa etapa, a confirmação da matrícula tem de ser realizada presencialmente na própria escola escolhida pela família.

Já, entre os dias 16 e 20 de dezembro, será a data reservada para as pré-matrículas da Educação Infantil, que atende crianças de seis meses a cinco anos e três meses. As confirmações destas matrículas devem ser realizadas presencialmente até dia 20 de dezembro das 8h às 17h, no Centro Cultural José Barroso (Avenida Gervásio Pinheiro, Setor Village Garavelo) para quem se inscreveu nos Cmeis. Os que se inscreveram nesta modalidade nos agrupamentos IV e V para as escolas devem confirmar na própria unidade escolar, sem a necessidade de ir ao Centro Cultural José Barroso.

No ato da confirmação devem ser apresentadas as copias dos documentos pessoais dos responsáveis (Identidade, CPF, Comprovante de Endereço) e do aluno matriculado (Certidão de Nascimento ou Identidade) e no caso de alunos para Cmeis também deverá ser apresentado o cartão de vacina e os beneficiários do Bolsa Família devem ter em mãos o cartão do benefício.

“Não temos déficit de vagas para o Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano. E o Cadastro de Reserva para a Educação Infantil ficará aberto durante todo o ano. Nesta nova modalidade o pai terá a possibilidade de acompanhar pelo site a colocação de seu filho na região em que mora, o que dá, portanto, mais transparência ao processo”, reforçou a secretária municipal de Educação, Cultura e Turismo, Valéria Pettersen.

Número de Vagas

De acordo com a Central de Matrículas da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo de Aparecida, serão ofertadas 2.693 vagas na Educação Infantil (seis meses a 5 anos e 3 meses); 6.638 vagas no Ensino Fundamental (1° ao 5° ano); 686 vagas no Ensino Fundamental (6° ao 9° ano); e 420 vagas para as Escolas Municipais de Educação Integral.

“Zeramos a fila de espera de crianças de 4 e 5 anos da educação infantil com os agrupamentos IV e V nas escolas e estamos trabalhando para atender às que têm de seis meses a três anos. O prefeito Gustavo Mendanha já assinou, no mês de novembro, termos de cooperação, colaboração e comodato com 20 instituições filantrópicas e privadas, para abertura de novas vagas na nossa rede neste próximo ano”, explicou a secretária Valéria Pettersen.

O Censo Escolar de Aparecida revela que há hoje, em toda a rede municipal, 44 mil alunos matriculados. Esses estudantes estão distribuídos em 58 escolas, 31 Cmeis e 5 Emeis. A pasta possui por volta de 4,8 mil servidores entre professores e servidores administrativos.

Aulas extras –
A partir do ano letivo de 2020, os alunos da rede municipal de Aparecida de Goiânia terão a opção de participar da formação em turnos alternados. É que além da frequência nos turnos regulares (matutino ou vespertino), os estudantes também deverão estar na escola no contraturno para participarem das aulas de robótica e de práticas esportivas e o reforço escolar de português e matemática.

Reformas – A secretária ressalta que a Prefeitura de Aparecida vem investindo pesado na pasta da Educação durante a gestão do prefeito Gustavo Mendanha. Com vistas à melhoria das condições prediais, 18 unidades escolares passarão por reformas na parte estrutural durante o período de férias. Ainda no começo do ano letivo, todos os alunos das escolas, EMEI’s e CMEI’s receberão kits de uniforme.

Uniforme – Assim como acontecem todos os anos, os matriculados no Ensino Fundamental receberão além do uniforme e o kit escolar completo com cadernos e canetas, por exemplo. Já as crianças do Ensino Infantil ganharão agenda para informações aos pais, além de kit didático, que ficará na unidade educacional para realização das atividades escolares.

--
Fonte: Secom Aparecida
Postagem Anterior Próxima Postagem