PUBLICIDADE


Neste domingo (3), os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) farão a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas, além da Redação. Eles terão 5h30min para responder as 90 questões. No domingo seguinte, no dia 10, a prova terá 45 questões de Matemática e 45 de Ciências da Natureza, totalizando 5h de prova.

Na edição 2019, algumas mudanças foram implementadas e os estudantes devem ficar atentos. Entre elas estão: a revista dos lanches levados pelos participantes, além da eliminação do candidato caso o aparelho de celular emita qualquer som durante a aplicação da prova, mesmo estando dentro da sacola lacrada – que é entregue antes do candidato entrar nas salas.

O Enem é um dos principais meios de acesso ao ensino superior público, através do Sisu, e nas faculdades particulares, através do Prouni e do Fies.  Além disso, instituições portuguesas também utilizam a prova como seleção de brasileiros para cursos de graduação. Ao todo, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 42 instituições de Portugal firmaram parceria.

Datas e horários da prova (horário de Brasília)

3 de Novembro: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e a Redação. Duração: 5 horas e 30 minutos

12h – Abertura dos portões
13h – Fechamento dos portões
13h a 13h30 – Procedimentos de segurança na sala de prova
13h30 – Início das provas
19h – Término das provas

10 de Novembro: Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Duração: 5 horas.

12h – Abertura dos portões
13h – Fechamento dos portões
13h a 13h30 – Procedimentos de segurança na sala de prova
13h30 – Início das provas
18h30 – Término das provas