Para atender outras cidades, UPA de Senador Canedo dobra atendimentos


A quantidade de pessoas que procuram a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas) de Senador Canedo dobrou nos últimos meses. Em relação ao mesmo período do ano passado, a média saltou de 300 para 600 pacientes diários.

A unidade, como os outros Prontos Socorros 24 Horas, da Vila Galvão, da São João e na Região do Jardim das Oliveiras, são Portas Abertas, ou seja, nenhum procedimento é negado e todos são atendimentos por meio de tiragem. "A prioridade é destacada na triagem, não importa o horário de chegada, sim a necessidade do atendimento”, explica Kátia Pereira, diretora da UPA.

O principal motivo para o aumento da demanda é a vinda de pacientes de outros municípios. “Muitas unidades de saúde, principalmente da Região Leste, foram fechadas, nisso a busca pela UPA tem aumentado, não só pelo público que vem de forma espontânea, mas também transportados pelo Samu e Bombeiros”, afirma a responsável pela principal unidade de urgência e emergência.


De acordo com a diretora da UPA, o aumento leva em consideração também as consultas tidas eletivas nos Pronto Socorro. “Cerca de 80 a 90% dos casos, em muitos horários, são pessoas que vão à UPA e Pronto Socorro em atendimentos que não são de emergência e urgência. Infelizmente há casos de quem está lá em busca de atestado, e este casos não são priorizados, podendo atrapalhar e muito procedimentos de urgência, como os trazidos pelos Bombeiros, SAMU e outros”, enfatiza. 

O atendimento, segundo a prefeitura, aumentou também em unidades básicas de saúde como na Estrela Sul, Jardim Liberdade e Vila Galvão.

--
Com informações da Secom de Senador Canedo
Postagem Anterior Próxima Postagem