Temporada de floração de ipês colore o Cerrado

    Foto: Solon -São Miguel do Passa Quatro

Com suas cores vivas, exuberantes e fabulosas, os ipês começaram a colorir as paisagens urbanas e rurais do Cerrado. Junto com o tempo seco as árvores começam a florescer rompendo a cor cinza do Cerrado nessa época fazendo verdadeiros tapetes de pétalas no chão.  

Tenho certeza que no caminho para casa ou trabalho já viu um pé de ipê-roxo florido na rua. Pois é, essa variação de cor costuma florescer nos meses de junho e julho, por exemplo. O ipê possui quatro variações de cores, sendo a mais comum deles, o amarelo. Esse passa a dar o ar de sua graça nos meses de julho e agosto.

Já no finzinho de agosto é a vez do ipê-rosa colorir a paisagem. Em setembro o ipê-amarelo reaparece na companhia do ipê-branco, prenunciando a temporada de chuvas na região. Ao final desse período as árvores passam a produzir um fruto seco que quando maduras liberam suas sementes a longas distancias. 

    Foto: Ricardo Ribeiro Caetano

A época das flores costuma durar entre uma semana a dez dias sempre de acordo com a concentração de água na atmosfera. Presente em todas as regiões do país essa árvore de casca grossa contraria as forças da natureza e suas flores desabrocham no tempo seco e quente. O período de sua floração pode variar de acordo com cada clima e região. 
    

Conheça os tipos de ipê 

       Foto: Leitora de Palmelo


Ipê-amarelo - Espécie comum na região centro-oeste, sudeste e sul do Brasil. A árvore pode alcançar de seis até 14 metros de altura e tronco de 30 a 50 cm. Suas flores amarelas florescem a partir do final de julho até setembro.

Ipê-amarelo do cerrado - Sua altura é de 12 a 20 metros e seu tronco é tortuoso com diâmetro de 30 a 40 cm, com casca suberosa. Floresce durante os meses de agosto a setembro apenas.

Ipê-rosa - Ocorre com mais frequência no Sul do país, desde o Mato Grosso do Sul até o Rio Grande do Sul. Pode alcançar de 20 até 35 metros de altura, com tronco ereto e cilíndrico de 60 a 80 cm de diâmetro. Suas flores possuem tons de rosa e roxo, floresce de junho a agosto.

Ipê-roxo - Possui altura média de 10 a 20 metros e ocorre principalmente no nordeste e sudeste do país, seu tronco tem de 40 a 80 cm de diâmetro e é revestido por casca áspera cinzenta. Suas flores são roxas e aparecem durante julho até setembro.

Ipê-branco - Esta árvore possui em média de 7 a 16 metros de altura e seu tronco de 40 a 50 cm de diâmetro, é raramente encontrada na caatinga do nordeste brasileiro, mas muito comum no sudeste e centro-oeste. Possui flores brancas, podendo ser encontradas até em tons rosados, floresce de agosto a outubro.

É praticamente impossível não ficar boquiaberto com a beleza dessas flores, não é? é por isso que as fotos usadas nesta matéria foram enviadas por nossos leitores. Viu uma lindeza dessa na rua ou no caminho para casa? Registre e nos envie também pelo WhatsApp do Portal GO 020 (62) 98153-1564.
Postagem Anterior Próxima Postagem