Prefeitura de Bela Vista de Goiás participa de campanha Setembro Amarelo


O Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB) de Bela Vista de Goiás está participando, neste mês, da campanha Setembro Amarelo, desenvolvida em todo país com o intuito de prevenção ao suicídio. Na última semana foram realizadas visitas em alguns colégios e abordado o tema em grupos de Saúde Coletiva. De acordo com a Psicóloga e Coordenadora do Nasf-AB, Francélia de Oliveira, além de prevenir o suicídio a campanha visa o acolhimento e o cuidado com a saúde mental das pessoas. “Queremos desmistificar o assunto e incentivar o contato entre as pessoas promovendo a escuta e o diálogo”, ressaltou.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) mundialmente a cada 3 segundos uma pessoa faz tentativa de suicídio e a cada 40 segundos alguém comete suicídio. O Brasil é o oitavo país em números absolutos e 36% da população apresenta quadro de Depressão. Diante desses números, a Prefeitura de Bela Vista de Goiás, por meio da secretaria municipal de Saúde tem desenvolvido um trabalho voltado para a prevenção ao longo do ano, que é intensificado durante o mês de setembro, já que dia 10 é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

É importante ressaltar os principais fatores de risco: tentativas anteriores de suicídio, excesso de álcool e drogas, desemprego, histórico na família, estresse continuado. Também é importante as pessoas estar em alerta para alguns fatores: isolamento social, alteração de humor e sono, uso abusivo de bebidas alcoólicas e drogas. Durante muito tempo o assunto foi considerado um tabu, predominando o silêncio e ainda é permeado por preconceitos, mitos e julgamentos culturais e religiosos.


A Coordenadora lembra ainda que nas Unidades Básicas de Saúde do município são desenvolvidos projetos de apoio para pessoas que estejam passando por problemas similares. “Nós temos grupos de Saúde Emocional com psicólogas da rede municipal que são abertos ao público nas UBS’s”, disse Francélia. Até o fim do mês ainda estão previstas mais visitas em escolas e outras instituições, entrega de bottons, panfletos, laçinhos amarelos e uma caminhada no dia 30 de setembro.
--
Fonte: Secom Bela Vista de Goiás
Postagem Anterior Próxima Postagem