Prefeitura de Aparecida distribui protetores solares de graça para população


Para promover a saúde dos aparecidenses e estimular a prevenção ao câncer de pele, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia realizará, neste mês de dezembro, diversas ações educativas e com a distribuição de protetores solares gratuitos para a população.

Nos dias 7 e 8, as atividades serão realizadas no setor Aeroporto Sul, durante a 12ª edição do Prefeitura em Ação. De 17 a 28 de dezembro, as orientações sobre o tema e a distribuição dos protetores serão realizadas nas recepções das Unidades Básicas de Saúde e Ambulatórios do município.

Os profissionais da rede pública de saúde também serão contemplados com a iniciativa da SMS. Na tarde do dia 13 serão realizadas palestras sobre o câncer de pele e aspectos cirúrgicos da doença, para médicos e enfermeiros da Atenção Básica, no auditório do IFG de Aparecida.

Todas as ações previstas fazem parte do Dezembro Laranja da Prefeitura e compõem a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, que neste ano recebeu o tema Se exponha mas não se queime.

“As práticas mais efetivas para reduzir o risco de desenvolvimento do câncer de pele é a redução da exposição ao sol e o uso diário de protetor solar. Por isso, neste mês, queremos disseminar entre a população o valor dos cuidados com a pele e o hábito da proteção, além de informar os riscos da doença e a importância do seu diagnóstico precoce”, afirmou o secretário Municipal de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães.

Câncer de Pele

O câncer de pele é provocado pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Essas células se dispõem formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos da doença. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de pele é o mais comum do Brasil e corresponde a 33% de todos os diagnósticos da doença, com cerca de 180 mil novos casos todos os anos.

--
Fonte: Assessoria de Imprensa SMS Aparecida
Postagem Anterior Próxima Postagem