Inaugurado em Goiânia, o 1º Centro de Atenção ao Diabetes do país


O governador José Eliton entregou à população goiana o Centro Estadual de Atenção ao Diabetes (Cead), o primeiro no País, na manhã desta quarta-feira, dia 27, na Avenida Anhanguera com a Alameda das Rosas, no Setor Aeroporto, em Goiânia. O Tesouro Estadual investiu R$ 1,5 milhão no Cead e arcará com mais R$ 400 mil mensais em custeio.

José Eliton disse que a obra vai contribuir, sobre todos os aspectos, com os portadores do diabetes, "desde as questões de natureza estratégicas até as questões de orientação, com a melhoria da qualidade da alimentação, com ações de prevenção ao diabetes”. Para ele, é importante destacar que este será o primeiro Centro de Atenção ao Diabetes do Brasil “a funcionar neste modelo que estamos estabelecendo. Além do tratamento, além das orientações, nós temos também, aqui, um centro de estudos para que nós possamos combater essa doença”.

O vereador goianiense Jorge Kajuru, portador de diabetes, lutou para que o Centro Estadual de Atenção ao Diabetes fosse realidade em Goiás. Ele testemunhou que “essa data representa a maior alegria” de seus 57 anos de idade “como parlamentar e como cidadão, por fazer parte dessa obra, como criador, e por ter a participação espontânea do governador José Eliton, do secretário Leonardo Vilela, e antes, mesmo com todas as nossas divergências, pensando nos quase um milhão de pessoas com diabetes em Goiás”.

Cead

O Cead ofertará serviços nas áreas de psicologia, fisioterapia, neurologia, enfermagem, serviço social, médica e nutricional, além de funcionar como um centro de pesquisa. O acompanhamento integral impedirá que as complicações decorrentes do diabetes se agravem, melhorando a qualidade de vida dos pacientes. A previsão é que o centro realize cerca de 2 mil atendimentos por mês. Outro diferencial do Cead é a cozinha experimental, na qual os pacientes receberão orientações para o preparo de suas refeições.

No Estado, o Ambulatório do Hospital Estadual Geral de Goiânia Dr. Alberto Rassi (HGG-AR) é a principal unidade de apoio aos diabéticos, ofertando cerca de mil vagas por mês para atendimento a pacientes com diabetes. O diabetes é um dos cinco problemas de saúde que mais matam no Brasil, causando diversos danos à saúde do paciente, como problemas cardíacos, AVC, hipertensão arterial e doenças renais.

--
Fonte: Gabinete de Imprensa do Governo de Goiás
Postagem Anterior Próxima Postagem